sexta-feira, 29 de junho de 2012

BOTOX (Toxina Botulínica) x Odontologia


BOTOX (Toxina Botulínica) x Odontologia








A toxina botulínica, mais conhecida como Botox que é o nome comercial mais popular, se tornou um excelente meio auxiliar no tratamento odontológico.
Tem sua ação mais ampla e divulgada na dermatologia/estética, mas após pesquisas científicas e estudos de caso, foram avaliados os grandes benefícios do botox utilizado pelo cirurgião dentista na sua área de atuação.
Para melhor compreensão citamos algumas situações em que a toxina pode ser administrada com excelentes resultados:
  • Disfunções e dores na articulação têmporo-mandibular;
  • Apertamento dental;
  • Bruxismo (ranger de dentes);
  • Dores de cabeça de origem dentária (parafunção);
  • Sorriso gengival (exposição excessiva da gengiva).
Vamos descrever cada caso:
Disfunções articulares
Quantos já não buscaram uma consulta com o cirurgião dentista por sentir uma dor na articulação que fica próxima ao ouvido, ou por ouvir algum estalo ou desconforto durante a mastigação? A toxina é um meio auxiliar com fins terapêuticos e resultado satisfatório nestes casos e na maioria das vezes dispensa o uso da placa de relaxamento para dormir.

Bruxismo e apertamento dental
Quem não passa por estresse no seu dia a dia? Grande parte das pessoas erroneamente descarrega sua tensão através dessas duas atividades que causam grandes prejuízos dentários, musculares e ósseos. A toxina tem uma importante ação para bloqueio desses hábitos excessivos.

Dores 
A toxina age diminuindo a hiperatividade muscular, reduzindo a contração inconsciente que gera dor.

Sorriso gengival
Isso ocorre quando no momento do sorriso você demonstra mais de 3mm de gengiva. Esta exposição excessiva da gengiva se chama sorriso gengival e traz um grande desconforto estético para quem o possui. A toxina controla a quantidade que o lábio sobe durante o sorriso trazendo suavidade e delicadeza ao sorriso. 

Para maiores esclarecimentos agenda uma consulta

PRIME ODONTOLOGIA - 39525324

Nenhum comentário:

Postar um comentário