domingo, 10 de junho de 2012

implantodontia


Implante com Carga Imediata – O que é isso?

O implante com carga imediata tem se popularizado bastante nos últimos anos. O termo passou a fazer parte do vocabulário dos leigos, principalmente devido ao grande número de propagandas mercantilistas a respeito do assunto.
A técnica trás grande benefício estético, pois proporciona a possibilidade de evitarmos o uso de provisórios removiveis ou presos aos dentes vizinhos. No entanto, não deve ser usada em qualquer caso, pois alguns requisitos devem ser preenchidos para garantirmos o sucesso do tratamento.
- O que é carga imediata?
É uma técnica que possibilita a instalação de um dente preso a um implante dentário logo após o ato cirúrgico da colocação do implante.
- Qualquer pessoa pode ser beneficiada com esta técnica?
Não. Implantes com carga imediata são limitados, e não devem ser usados para qualquer caso. É importante que as pessoas não se deixem levar por propagandas, pois para se colocar carga imediata sobre um implante dentário, é de grande importância que sejam satisfeitas algumas condições, como a qualidade óssea e o torque de travamento do implante. Essas condições técnicas, na maioria das vezes, só são definidas durante o ato cirurgico. Sendo assim, seria de grande irresponsabilidade prometermos ao paciente que iremos fazer carga imediata antes de conhecer esses fatores.
- Se eu fizer um implante com carga imediata, posso começar a mastigar assim que sair do dentista?
Não. A carga imediata, na verdade, deveria se chamar “Estética imediata”. O implante dentário recem instalado não deve sofrer carga mastigatória, e o provisório colocado sobre ele deverá ter função exclusivamente estética. O dente normalmente é instalado em infra-oclusão, ou seja, não toca no dente antagônico, e o paciente deverá evitar mastigar naquela região durante pelo menos 4 meses, que é o período mínimo que o organismo necessita para reorganização óssea na região onde o implante foi instalado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário