domingo, 10 de junho de 2012

APARELHO ORTODONTICO AUTOLIGADO


Você que está procurando novidades, aparelhos auto-ligados ou auto-ligáveis, deve ter provavelmente caído no Blog da Prime Odontologia.
Então vou falar sobre esta velha-nova tecnologia. Sim, porque segundo artigo publicado em 2005, na Revista Clínica de Ortodontia Dental Press, o primeiro aparelho que dispensa o uso de amarrilho metálico, que seriam as borrachinhas do aparelho de hoje, surgiu em 1930 e foi chamado Dispositivo de Russel.

Mas somente a partir da década de 70, estes aparelho tiveram seus projetos retomados, e grandes empresas odontológicas, tais como a 3M UnitekOrmcoAmerican OrthodonticsGACAdenta nos Estados Unidos, Forestadent na Alemanha, Gestenco na Suiça, Strite Industriesno Canadá iniciaram uma verdadeira corrida tecnológica, que se estende até os dias de hoje, oferecendo o que há de melhor na Ortodontia, e que somente agora, uma única indústria brasileira a Aditek abre os olhos para o mercado que será o futuro da Ortodontia.
E o que há de tão diferente e vantajoso nesta tecnologia a ponto de ser a menina dos olhos dos ortodontistas da atualidade?

Segundo artigos científicos de renomado autores como Proffit e Damon, trata-se do mais eficiente sistema de movimentação dentária, pois produz forças leves e contínuas, com menor atrito, pois não utiliza as "borrachinhas".

Portanto:

1. Maior rapidez (1,8 vezes) em relação a aparelhos convencionais.
Concluíram que que houve uma redução significativa da força exigida para movimentação dentária (119g no aparelho convencional contra 1,07g no aparelho auto-ligável)

2. diminuição na sensibilidade dolorosa durante o tratamento.

Algumas consultas terão intervalos de até 120 dias, ideal para empresários e pessoas que viajam muito e não tem tempo para ir ao dentista com relativa frequência (todo o mês)

3. diminuição no número de visitas ao dentista.

Mas ficar tanto tempo com a mesma borrachinha não dá mau hálito?
Não, porque não vai nenhuma borrachinha, pois sabemos que o látex acumula biofilme e dá mau hálito.

4. Ausência daquele mau hálito de quem usa aparelho convencional.

"Ah, mas se não vai mais aquela "borrachinha" colorida eu não quero usar este aparelho!"

Você deve pesar todas as outras qualidades deste sistema, e no final vai concluir que alcançar o sorriso perfeito em menor tempo, com menos dor, menor acúmulo de sujeira e indo menos ao dentista, valem muito mais a pena do que simplesmente trocar a cor da "borrachinha". Certo?

Photo Crédit:
  • Dwight Damon-Ormco
  • GAC, Inovation C-3
Fonte:
  • Ortodontia Contemporânea
  • FERNANDES, D.J.; ALMEIDA, R.C.C.; QUINTÃO, C.C.A.; ELIAS, C.N.; MIGUEL, J.A.N.Aestética no sitema de bráquetes autoligáveis. R Dental Press Ortodon Ortop Facial. Maringá, v. 13, n. 3, p. 97-103, maio/jun. 2008
  • JR, V.S.B.; URSI, W. O aparelho pré-ajustado: sua evolução e suas prescrições. Rev Dent Press Ortod Ortop Facial. Maringá, v. 11, n. 3, p. 104-156, maio/jun. 2006.
  • CLOSS, L.Q.; MUNDSTOCK, K.S.; GANDINI JR., L.G.; RAVELI, D.B. Os diferentes sistemas de braquetes Self-ligating: uma revisão de literatura.
    R Clin Ortodon Dental Press, Maringá, v.4, n. 2 – abr./maio 2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário