quarta-feira, 27 de junho de 2012

SORRISO GENGIVAL


Sorriso gengival não compromete saúde, mas prejudica convívio social




Caracterizado por gengivas que ficam mais expostas do que os dentes, o sorriso gengival é um tipo de má-formação que não oferece riscos à saúde bucal. Entretanto, o problema compromete a estética do paciente, que pode ter problemas sociais gerados pela vergonha da gengiva mais aparente.




 tratamento de sorriso gengival 

 sorriso gengival
Existem diferentes parâmetros para definir qual é a quantidade de gengiva aparente aceitável e quantos milímetros de exposição tornam o sorriso esteticamente comprometido. Em geral, o padrão que realmente vale é aquele definido pela aceitação do paciente e das pessoas que convivem com ele. Em alguns casos, até 4 mm é considerado “normal”.


Embora os pacientes pensem que o sorriso gengival é causado simplesmente por excesso de gengiva, diferentes fatores intra e extraorais também levam ao desenvolvimento do problema. Entre as causas mais comuns estão o crescimento vertical excessivo da face, lábios curtos, hereditariedade, gengivite e musculatura facial deficiente.
A necessidade de tratar o sorriso gengival depende apenas da vontade do paciente, uma vez que muitos não se incomodam com a alteração no padrão estético.
Para os que se incomodam com o problema, a correção geralmente pode ser feita de forma fácil por meio de uma gengivectomia, cirurgia que remove um pouco do excesso de gengiva que contorna os dentes. Dependendo do caso, uma cirurgia ortognática pode ser necessária para remodelar os ossos do maxilar.
Por outro lado, há pacientes nos quais um simples tratamento fonoaudiológico resolve o problema, ou mesmo uma plástica na gengiva, aplicação de toxina botulínica (botox) ou a combinação de mais de um dos métodos citados.
Embora a escolha pelo tratamento seja feita pelo paciente, é a dentista que definirá qual o tipo de tratamento ideal para cada caso. A profissional levará em conta o histórico de problemas bucais, a queixa em relação ao sorriso gengival e, principalmente, a extensão da deformidade esquelética e a influência na qualidade de vida.

A saúde começa pela boca: consulte sempre um dentistaPRIME ODONTOLOGIA  - Excelência em tratamentos odontológicos
Ligue e agende sua visita  16- 3952-5324




Nenhum comentário:

Postar um comentário