terça-feira, 10 de julho de 2012

Troca de restauração em amálgama por resina





Estética

A estética dental é um dos mais efetivos tratamentos para se melhorar a aparência física. Um sorriso bonito, brilhante e saudável pode aumentar a sua auto-estima e satisfação com seu corpo.
Muitos dos tratamentos odontológicos podem ser considerados estéticos. As modernas restaurações de resina são praticamente invisíveis quando se comparadas aos de amálgama. O mesmo para as coroas e próteses fixas que podem ter a cor dos seus dentes originais.

Restaurações em resina ou porcelana

As resinas compostas são materiais restauradores da cor do dente e, além disso reproduzem a forma e a textura dos elementos dentais.

Sua grande aplicação na Odontologia cosmética deve-se ao fato de que, em uma mesma consulta, pode-se fazer com que o paciente recupere sua auto-estima e pode-se, também, restaurar vários dentes, removendo uma quantidade mínima de estrutura dental sadia.



Troca de restaurações de amálgama para resina



 É necessário:
- Escolha da cor da resina: todo dentista dispõe de diversas cores de resina, cada uma adequada para uma situação.
- Anestesia: Nem sempre a anestesia é necessária. Muitas vezes ela é dispensada pois o paciente não deseja ou por diversos outros motivos. É uma escolha conjunta entre o profissional e o paciente.
- remoção do amálgama antigo
- Isolamento da área do dente a ser restaurada
- Ataque ácido: preparação do dente para receber o sistema adesivo
- Aplicação do sistema adesivo: Etapa mais importante e decisiva. Um adesivo aplicado de maneira errada pode comprometer a longevidade e até causar dor.
- Fotopolimerização: aplicação de luz para polimerizar a resina (endurecê-la)
- Aplicação de diversas camadas de resina: uma resina bem feita jamais pode ser construída em um único incremento, como era feito com o amálgama antigamente.
- Aplicação de selante de superfície: excesso de zelo, isso serve para o caso de durante a polimerização ter sido aberto alguma microfissura entre o dente e a restauração.
- Remoção do isolamento
- Remoção de excessos, acabamento
- Ajuste da oclusão: Etapa muito importante também, jamais pode ser deixada de lado!
- Polimento: dá brilho e lisura
Após a anestesia passar pode acontecer também de precisar novos ajustes, normal acontecer isso. Também acontece de precisar fazer alguma alteração de cor para tornar a resina ainda mais parecida com o dente.

Tudo isso para demonstrar que não é um procedimento simples, que exige muito estudo e cuidado por parte do profissional. Bons materiais ajudam sempre, facilitam o trabalho e aumentam sua longevidade, mas certamente a técnica apurada é o mais importante nesse tipo de tratamento.

Restou alguma dúvida, deseja dar alguma sugestão? Use os comentários do blog à vontade!

Forte abraço a todos!!







Nenhum comentário:

Postar um comentário