quarta-feira, 17 de abril de 2013

CIRURGIA VIRTUAL GUIADA


É uma cirurgia guiada baseada “exatamente” em uma cirurgia planejada e pré-elaborada virtualmente através de um software específico. Predominantemente, trata-se de uma cirurgia flapless (sem retalho).

A posição espacial de um implante é considerada um dos fatores chave para que um bom resultado estético final possa ser estabelecido. A busca por um planejamento ideal das resoluções protéticas previamente à instalação dos implantes e a maior precisão no posicionamento ideal desses implantes visando à estética, fonética, biomecânica e facilidade de higienização está cada vez maior. Aliada a isso, a busca incessante dos implantodontistas por cirurgias mais rápidas e precisas e com melhores pós-operatórios levou ao desenvolvimento de softwares para a realização de planejamentos virtuais, proporcionando o surgimento das cirurgias com planejamentos virtuais guiados.

O princípio básico desta técnica consiste em realizar uma tomografia computadorizada no paciente, tendo pontos de referência, como a própria prótese previamente planejada, para a captura de imagens em um computador. Essas imagens são manipuladas em um programa específico, que permite não apenas a colocação dos implantes neste programa, mas, a partir disso, a confecção de um guia cirúrgico de alta precisão, levando à possibilidade de realizar cirurgias sem retalhos (flapless), para a colocação dos implantes e da prótese com carga imediata, caso estes implantes sejam contemplados com estabilidade primária suficiente.Segundo Balshi et al. (2006), este é um avanço significativo na Implantodontia e prótese. Ainda, Kupeyan et al. (2006) comentam sobre a precisão do software; a cirurgia é minimamente invasiva, a rapidez e a simplicidade do procedimento cirúrgico e a recuperação do paciente com mínimo desconforto.

Comparada à técnica tradicional, a colocação dos implantes guiados com o auxílio deste planejamento virtual e o guia específico requer um investimento e um esforço prévio um pouco maior, mas propicia bons resultados clínicos, permitindo proteção de estruturas anatômicas críticas, bem como vantagens estéticas e funcionais que advêm da colocação do implante no local determinado pela prótese previamente planejada. Com o auxilio dessa tecnologia, a Odontologia vem atendendo às atuais exigências na previsibilidade dos implantes osseointegrados, tanto na maxila quanto na mandíbula, desde a prótese unitária até a prótese protocolo.

Quando se fala em implantes dentários a primeira coisa que vem à mente do paciente é o trauma da cirurgia. Para estas pessoas, surge uma luz: uma nova técnica que dispensa cortes, não sangra e tampouco provoca inchaço pós-operatório.

Tudo isso é possível graças a um planejamento pré-operatório com a ajuda de uma tomografia que, por meio de um avançado software, consegue mostrar ao dentista a formação e espessura dos ossos do maxilar e da mandíbula, permitindo ao profissional escolher os locais ideais onde serão fixados os implantes, sem ter que ‘abrir’ a gengiva para visualizar esse panorama. Conhecida nos maiores centros odontológicos do Brasil como Cirurgia Virtualmente Guiada, a técnica está disponível no Instituto Ronaldo Silva, o pioneiro da região a trabalhar com esse tipo de cirurgia. Este planejamento visualizado numa tela de computador diminui as chances de erro e deixa o paciente menos exposto a infecções, não havendo, inclusive, a necessidade do uso de antibióticos, como acontece nas cirurgias de implantes convencionais.

Planejamento Virtual

Por meio do software Dental Slice (Bioparts), a clínica radiológica envia ao cirurgião-dentista as imagens obtidas com a tomografia, já convertidas no programa, para que o profissional possa estudar e planejar a execução dos implantes.


Guia cirúrgica obtida pelo método de estereolitografia

Os guias podem ser totais ou parciais.

Fixação do Guia Cirúrgico

Usar a fresa específica com movimentos de “entra e sai”, penetrando com a fresa até o seu final. Recomenda-se ter uma fresa reserva caso a primeira venha a quebrar. Neste momento, é imprescindível que o paciente mantenha-se com a boca fechada, mordendo com o dispositivo feito para estabilizar o guia, garantindo seu correto posicionamento e sua correta fixação. Após as perfurações instalar os pinos fixadores até o seu stop.

Instalação da Prótese

Instalação da prótese com aperto dos parafusos e torque seguindo as recomendações do fabricante, ajustes oclusais e instruções de higiene.

Vantagens da Técnica

Auxilia no planejamento do tratamento. Auxilia na qualidade final do trabalho. Melhora o tempo de execução. Cirurgias sem retalho (flapless). Pouco sangramento. Menor quantidade de anestésico e medicamentos. Ausência de sutura. Baixo nível de trauma. Não causa edema. Retorno imediato do paciente ao convívio social.

Considerações finais

A utilização de técnicas menos traumáticas é uma tendência nas áreas da saúde. O sucesso clínico dos procedimentos com cirurgias guiadas é baseado no planejamento adequado, desde a seleção do paciente até os cuidados durante a preparação e instalação dos implantes. Quando comparada à técnica convencional, a cirurgia guiada, planejada virtualmente, apresenta algumas vantagens, tais como: menor desconforto, menor tempo cirúrgico, segurança, agilidade, menor sangramento, menor risco de infecção, rápida recuperação no pós-operatório e previsibilidade nas reabilitações bucais. Apesar de requerer um maior tempo de planejamento e investimento em kit cirúrgico especifico, a cirurgia guiada virtualmente planejada pode ser considerada uma evolução cirúrgica viável para a realidade do implantodontista.